Avaliação Ergonômica DPD/UFSC
A avaliação ergonômica é uma análise das condições de trabalho para identificar e corrigir fatores que possam prejudicar a saúde física. Nesse contexto, uma avaliação ergonômica abrangente permite mapear os pontos críticos que afetam a saúde dos servidores.
O trabalho no Departamento de Processos Disciplinares da UFSC (DPD/UFSC) envolve investigar condutas ilícitas e atuar no processo de aplicação de punições disciplinares dentro da universidade. E quem trabalha punindo irregularidades, além de lidar diariamente com situações delicadas e de grande tensão, muitas vezes vira alvo de hostilidade por estar cumprindo seu dever. Daí a importância de evitar o adoecimento da nossa equipe de trabalho.
Nesse contexto, o DPD/UFSC lançou o “Programa Mais Saúde no Ambiente Correcional”. O objetivo é assegurar condições dignas de trabalho e priorizar a saúde integral dos servidores que trabalham em um ambiente de alta complexidade, além de garantir que nossos servidores tenham bem-estar e segurança mesmo atuando em um setor tão desafiador.
Proteger a saúde dos nossos servidores não é apenas uma questão individual, mas sim uma medida institucional necessária para garantir que DPD/UFSC cumpra sua missão sem comprometer a saúde de quem nele trabalha.
No caso do DPD/UFSC, investir em avaliação ergonômica e nas ações do programa “Mais Saúde no Ambiente Correcional” significa proteger quem nos protege. Nossos servidores asseguram a ética e a justiça dentro da universidade, mesmo sob intensa pressão. Garantir-lhes um ambiente de trabalho saudável, seguro e respeitoso é não apenas uma obrigação legal e moral, mas também a melhor estratégia para que continuem realizando seu trabalho com eficiência, motivação e segurança – para si mesmos e para a comunidade acadêmica como um todo.
Assim, cria-se um círculo virtuoso: servidores mais saudáveis e valorizados conseguem lidar melhor com a pressão, evitando adoecimento, e a instituição ganha em qualidade, humanidade e efetividade no cumprimento de sua missão. Garantir “mais saúde no ambiente correcional” é, acima de tudo, garantir justiça com humanidade dentro da UFSC.
Para saber mais sobre a Avaliação Ergonômica dos servidores do DPD/UFSC, consulte a Solicitação Digital 023458/2025