Programa de Gestão de Processos de Trabalho do DPD/UFSC

O mapeamento dos processos de trabalho é uma ferramenta de gestão que permite a análise sistemática dos procedimentos organizacionais. Ele resulta na representação esquemática das etapas e elementos que compõem os fluxos operacionais, viabilizando a compreensão integral do procedimento e suas especificidades estruturais.

A gestão e o mapeamento dos processos de trabalho do Departamento de Processos Disciplinares da UFSC garantem a padronização das atividades administrativas,  a detecção dos pontos críticos, ajudam a identificar com antecedência potenciais falhas e riscos legais nos processos administrativos, possibilitando a implementação de medidas preventivas para evitar irregularidades, atos ilícitos e nulidades processuais. Assim, contribuem para o uso mais eficiente dos recursos públicos e para a redução do tempo de análise e tramitação processual.

O Departamento de Processos Disciplinares da UFSC está desenvolvendo os seguintes mapeamentos de processos de trabalho:

  1. Denúncia e representação;
  2. Extravio de bens;
  3. Solicitação de acesso à informação;
  4. Emissão de certidão negativa (fluxo em fase de aprovação);
  5. TAC – Celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (fluxo em fase de aprovação);
  6. Processo administrativo disciplinar ordinário (fluxo em fase de aprovação);
  7. Processo administrativo disciplinar sumário;
  8. Investigação Preliminar Sumária;
  9. Implementação de providências acauteladoras (Art. 45 da Lei n.9.784, de 29 de janeiro de 1999);
  10. Instauração de incidente de insanidade mental.

A servidora do DPD/UFSC, Débora Rodrigues Coelho iniciou o mapeamento dos processos de trabalho do DPD/UFSC em outubro de 2024, a partir da colaboração de todos os servidores do Departamento, juntamente com a Ouvidoria da UFSC, a Secretaria de Aperfeiçoamento Institucional (SEAI/UFSC) para fins de aperfeiçoamento dos fluxos processuais internos e externos.